06 novembro 2012

Freixenet - um presente inesquecível

As variedades que se utilizam na elaboração do vinho base para cava são Macabeo, Xarello e Parellada. A colheita começa no fim de Agosto com a variedade Macabeo, e finaliza em principios de Outubro com a variedade Parellada. A coleta da uva se realiza de forma manual em caixas de 25 kg.

A partir destas variedades de uva e mediante prensas pneumáticas se obtém o mosto. O mosto é deixado em repouso durante 24 horas a fim de que precipitem as partículas contidas. Uma vez limpo, o mosto se translada por cada variedade aos depósitos de fermentação.

A primeira fermentação se realiza em depósitos de aço inoxidável de 600.000 litros à temperatura controlada entre 14 e 16°C.

Nestes depósitos se realiza a semeadura de leveduras selecionadas próprias, provenientes da criação de propriedade da Freixenet, e se inicia a primeira fermentação. Uma vez finalizada a primeira fermentação, entre 10 e 12 dias, e depois de uma série de processos e tratamentos, o vinho base está preparado para o coupage e posterior engarrafamento, onde efetuará a segunda fermentação em garrafa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário